Pages

25 de novembro de 2009

Spinoza

"Desde que a experiência me ensinou ser vão e fútil tudo o que costuma acontecer
na vida cotidiana, e tendo eu visto que todas as coisas de que me arreceava ou que temia não
continham em si nada de bom nem de mau senão enquanto o ânimo se deixava abalar por
elas, resolvi, enfim, indagar se existia 4 algo que fosse o bem verdadeiro e capaz de
comunicar-se, e pelo qual unicamente, rejeitado tudo o mais, o ânimo fosse afe tado; mais
ainda, se existia algo que, achado e adquirido, me desse para sempre o gozo de uma alegria
contínua e suprema. Digo que resolvi enfim porque à primeira vista parecia insensato
querer deixar uma coisa certa por outra então incerta." [...]


Quem quiser se aventurar :
LIVRO : TRATADO DA CORREÇÃO DO INTELECTO
LIVRO: ÉTICA

1 comentários:

Aerodrama disse...

Sblosh!!!! Meu crânio fez esse barulho no final deste pequeno escrito =]