Pages

23 de outubro de 2010

Relator da ONU pede explicações aos EUA sobre tortura denunciada por WikiLeaks

O relator especial da ONU sobre a tortura, Manfred Nowak, e a Anistia Internacional instaram neste sábado os Estados Unidos a investigar os casos de tortura revelados nos documentos militares americanos publicados na sexta-feira pelo site WikiLeaks.

"A administração (do presidente americano Barack) Obama tem a obrigação, quando surgem acusações sérias de tortura contra qualquer funcionário americano, de investigar e tomar as consequências. Essas pessoas deveriam ser processadas", afirmou o relator à rádio BBC.

"Eu teria esperado que (este tipo de investigação) fosse iniciada há tempos, porque o presidente Obama chegou ao poder prometendo a mudança (...) O presidente Obama tem a obrigação de cuidar dos casos passados. É uma obrigação investigar", continuou o relator.

Nowak reconheceu, entretanto, que poderia ser apenas uma investigação americana, já que os Estados Unidos não reconhecem o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Para ler o restante dessa matéria acesse: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/819179-relator-da-onu-pede-explicacoes-aos-eua-sobre-tortura-denunciada-por-wikileaks.shtml

0 comentários: